Título customizado

Saneamento

Podemos definir Saneamento Básico, de acordo com a Lei Federal do Saneamento Básico - Lei 11.445/07, como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de i) Abastecimento de água potável; ii) Esgotamento sanitário; iii) Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e iv) Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A articulação desses 4 eixos é determinante para o estabelecimento de políticas de desenvolvimento urbano, de habitação, de combate à pobreza, de proteção ambiental, de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.


No Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD, tem como competência formular, desenvolver, implementar e acompanhar as políticas públicas relativas à essa temática. Para isso, conforme definido pelo Decreto nº 48.706, de 25/10/2023 a temática de saneamento conta com duas superintendências: a Superintendência de Água, Esgoto e Drenagem Pluvial – SUAD e a Superintendência de Resíduos – SURES, ambas vinculadas à Subsecretaria de Saneamento – SUSAN. A SUAD é composta pelas seguintes diretorias: Diretoria de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário – DAES e Diretoria de Drenagem Pluvial – DDP. Já a SURES é composta pelas diretorias Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos – DRSU e Diretoria de Resíduos Especiais e Industriais – DREI além do Centro Mineiro de Referência em Resíduos - CMRR.

 

 Acesso ao Banco de dados de Saneamento

 

 

Acesse as informações das Diretorias:

 

Diretoria de Abastecimento e Esgotamento Sanitário

DAAES

Diretoria de Drenagem Pluvial

DIRAP

Centro Mineiro deReferência em Resíduos

CMRR

Diretoria de Resíduos Especiais e Industriais

DIREI

Diretoria de Resíduos Sólidos Urbanos

DRSU

 

Acesse o painel de dados:

 

daes drsu ddp san6
DAES  DRSU  DDP           CMRR

 

 

 

Cartilha
 

No âmbito do Programa Saneamento Legal a Semad elaborou a “Cartilha de Serviços de Regularização Ambiental em Empreendimentos de Saneamento” para orientar os municípios de forma estratégica e objetiva na regularização dos empreendimentos que operam de forma irregular.
 

O documento traz informações sobre o conceito de saneamento básico, suas estruturas e subdivisões; o enquadramento do empreendimento conforme sua capacidade, além de critérios e procedimentos que vão nortear a regularização dos empreendimentos sob a perspectiva das atividades de saneamento básico. A cartilha também elenca critérios locacionais de enquadramento; modalidade de licenciamento do empreendimento, orientações sobre como regularizar na modalidade Licenciamento Ambiental Concomitante (LAC) e dúvidas frequentes entre os empreendedores no momento da regularização, bem como pontos de atenção.