Sisema ComCiência faz balanço de 2024 rumo a 5 anos de programa

Notícia

Criado: Qui, 16 jan 2025 14:36 | Atualizado: Qui, 16 jan 2025 14:46
Desde sua inauguração, em novembro de 2020, o debate virtual já realizou 39 edições, com milhares de visualizações

Foto: Divulgação
Somente em 2024 foram 4.792 visualizações nos 11 programas realizados ao longo do ano
Somente em 2024 foram 4.792 visualizações nos 11 programas realizados ao longo do ano

O Programa Sisema ComCiência, projeto desenvolvido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), completou, no final de 2024, quatro anos de divulgação de importantes trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente em Minas e no Brasil. 

Desde sua inauguração, em novembro de 2020, o debate online já realizou 39 edições, trazendo especialistas e pesquisadores para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental. 

Somente em 2024 foram 4.792 visualizações nos 11 programas realizados ao longo do ano. Dentre os temas abordados, destaque para os assuntos relacionados às mudanças climáticas, abastecimento de água e garantia de saneamento em espaços urbanos, e segurança hídrica.

O recorde de visualizações para 2024 foi a edição de agosto, que abordou o tema “Áreas Prioritárias para Segurança Hídrica no Estado de Minas Gerais”, com Carlos Bortoli e Leonardo Mitre, do consórcio Profill/Engecorps. O programa já alcançou quase 800 visualizações.

Para o apresentador do programa e analista ambiental do Igam, Alexandre Magrineli, os bons números da iniciativa refletem um esforço da equipe de produção e do Instituto nas escolhas dos assuntos a serem tratados. “Os temas são próximos do que está em alta na mídia e internet e um exemplo disso foi a edição de julho, que abordou as enchentes do Rio Grande do Sul, com o Professor Marcelo Dutra da Silva, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que havia viralizado nas redes sociais em vídeos antecipando anos antes o risco de enchentes”, observa.

“A participação do público via chat tem sido uma constante, o que permite uma interação maior e aprofundamento das questões tratadas”, destaca Magrineli.

Para 2025, ano em que o programa completará cinco anos, Igam e Fapemig avaliam novos conteúdos para celebração do aniversário. A primeira edição do ano está prevista para acontecer em fevereiro.

O programa

A iniciativa, realizada mensalmente, visa divulgar trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no estado, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental. Em todos os debates há um momento para que, quem está assistindo às palestras, possa esclarecer dúvidas e curiosidades.

O Sisema ComCiência ocorre mensalmente, geralmente na terceira quinta-feira do mês e é transmitido pelo canal do Youtube do Sisema.

Clique aqui para acessar todas as edições do Sisema ComCiência.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema