Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Sexta, 15 de janeiro

20210115

Nesta sexta mantem-se o padrão de instabilidade dos últimos dias, com previsão de tempestades severas devendo ocorrer no extremo nordeste do estado, devido a ação de um Vórtice Ciclônico centrado no sul da BA. Ainda, o padrão típico de verão, com a crista da Alta da Bolívia atuando no centro/sudoeste do estado, também poderá favorecer a ocorrência de tempestades severas entre o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas, com algumas rajadas de vento intensas. No restante do estado, tempo instável, com variação da nebulosidade e tempestades a tarde.

Em Belo Horizonte e na RMBH, tempo instável, céu com variação da nebulosidade e ocorrência de tempestades a partir da tarde/noite, nas áreas de serra. As máximas serão na casa dos 28°C.

 

 OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades de: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.

Previsão de Tempo Severo - Válido até às 10hs de 16/01

 

20210115 severidade

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Nível 1 previsto entre o leste do Vale do Jequitinhonha e do Mucuri e porção nordeste do Vale do Rio Doce. Esta área encontra-se sob a atuação de vórtices em altitude, atrelada a picos de vorticidade ciclônica e valores moderados de MUCAPE e MLCAPE. Espera-se eventos de granizo na região. Já no centro/sudoeste do estado, o tempo severo estará atrelado ao aquecimento diurno e a divergência associada a atuação da Alta da Bolívia. Algumas das microrregiões passíveis de receberem alertas de tempo severo, hoje, são: Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas, Araxá, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Frutal, Passos, Piumhi, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Alfenas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita de Caldas, Varginha, Almenara, Pedra Azul, Araçuaí, Salinas, Nanuque, Teófilo Otoni e Mantena.

 

OBS: Definição de Tempo severo: é definido com uma Tempestades produz granizo, vendaval, tornado em solo.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma. É a probabilidade que uma pessoa, em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela.

Previsão de Chuva - Válido até às 10hs de 16/01

 

 

20210115 chuva

Tempo instável em grande parte do estado com tempestades de alta precipitação ocorrendo na área compreendida entre as microrregiões de Paracatu, Uberlândia, Poços de Caldas, Juiz de Fora, Governador Valadares e Teófilo Otoni. Os valores previstos, nessa área, serão na faixa entre 20 e 40 mm.

OBS: O mapa de chuva somente é elaborado, quando ocorrerá acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados de chuva que poderão causar danos em determinada região. Danos como: Enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

Acesso Restrito