Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Sexta, 03 de dezembro

20211203

O tempo seguirá instável em Minas Gerais, com tempestades atuando em todas as mesorregiões. Tempestades severas associadas a granizo e vendaval são esperadas numa extensa área sobre o estado, de orientação de noroeste a sudeste, com algumas células já atuando na Zona da Mata agora pela manhã. Espera-se supercélulas ocorrendo entre o Sul de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Metropolitana e Campo das Vertentes. Tempestades de alta precipitação também deverão ocorrer no leste do estado.

Em Belo Horizonte, tempo instável, com tempestades severas atuando a partir da tarde, com queda de granizo e vendaval, algumas com características supercelulares. Máximas na casa dos 28°C.

 

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros. 

Leia mais...

Previsão de Tempo Severo

 

20211203 severidade

Ao lado, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Já o Nível 0 diz respeito a ocorrência de tempestades não severas.

Nível 2: previsto para o Sul de Minas, Zona da Mata e Vale do Rio Doce. Algumas das microrregiões afetas, serão: Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Cataguases.

Setor com forte influência da orografia no processo convectivo. Os perfis estão úmidos nos baixos níveis com NCL em torno de 1km. Cisalhamento efetivo de 30 kt e alta disponibilidade MUCAPE (>2500 J/kg) e MLCAPE acima de 1200 J/kg. Além da intensa inclinação do perfil vertical, tem-se ambiente mais seco nos médios níveis, e levantamento constante, contribuindo para formação de granizo grande. As tempestades severas terão características supercelulares e já ocorrem a partir do período da manhã.

Nível 1: previsto para as mesorregiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte Central, Metropolitana, Oeste, Campo das Vertentes, Sul de Minas e Zona da Mata. Algumas das microrregiões afetadas, são: Uberaba, Uberlândia, Araxá, Piumhi Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Varginha, Lavras, São João Del Rei, Juiz de Fora, Conselheiro Lafaiete, Itaguara, Ouro Preto, Belo Horizonte e RMBH, Itabira, Pará de Minas, Bom Despacho, Três Marias, Patos de Minas, São João del Rei, Campo Belo, Formiga, Oliveira, Divinópolis, Pará de Minas, Sete Lagoas, Curvelo, Pirapora, Paracatu, Patrocínio, Unaí, Montes Claros e Januária.

                  
        
Setor com divergência em altitude, cisalhamento efetivo, em torno dos 25 kt e disponibilidade de água precipitável. A região encontra-se com aberturas de Sol, nas imagens de satélite, devendo colaborar para um aquecimento diurno efetivo, contribuindo para células de rápido crescimento e produzindo tempo severo associado a granizo. As células deverão se formar a partir da tarde.

Nível 0: previsto para todas as mesorregiões. Algumas microrregiões em destaque, são: Diamantina, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Uberlândia.

 

  OBS: Tempo severo: é definido como uma tempestade capaz de produzir: granizo, vendaval (rajadas >=90 km/h ou estragos pelo vento) e tornados.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

 

 

Previsão de Chuva

 

 

20211203 chuva1             

As tempestades que se formarem hoje deverão produzir intensa precipitação. O setor leste do estado encontra-se sob ambiente atmosférico propício para ter acumulados expressivos de chuva em 24 horas.


OBS: Indicativos de chuva serão mostrados no mapa somente na ocorrência de previsão de acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados que poderão causar danos em determinada região. Tais como: enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

 

Acesso Restrito