Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Sexta, 26 de fevereiro

20210226

Uma Frente Fria atua na região Sudeste, associada ao Jato em altitude e a um cavado nos médios níveis. Este cavado deverá dar origem a um Vórtice Ciclônico ao longo do dia. Com isto prevê-se tempo instável em todo o estado, com tempestades severas ocorrendo entre o Norte/Noroeste/Triângulo e as mesorregiões Sul de Minas/Zona da Mata. O padrão atmosférico citado vai gerar forte convergência de umidade sobre a região, e as tempestades deverão gerar acumulados significativos de chuva, principalmente, entre a tarde e a noite, e no setor centro/noroeste do estado

Em Belo Horizonte e na RMBH, variação da nebulosidade, com previsão de chuvas e tempestades, devendo intensificar no período noturno. As temperaturas máximas seguem em ascensão e estarão na casa dos 25ºC.

 

 OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades de: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.

Previsão de Tempo Severo

 

20210226 severidade

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco, e o nível 4 o mais severo.

Nível 1 previsto para a faixa centro/norte/sul do estado, entre o Triângulo, Oeste, Sul de Minas, Noroeste, Norte, Metropolitana, Campo das Vertentes, Oeste e Zona da Mata. A aproximação de uma Frente Fria pelo estado/litoral de São Paulo, com cavado em 500hPa, geram convergência nos baixos níveis, e intensa advecção de vorticidade ciclônica, respectivamente. A região apresenta valores marginais de MUCAPE (~2000J/kg) e de MLCAPE (~1200J/kg). O cisalhamento está maior, com relação aos últimos dias, em torno dos 20 kts. Os perfis verticais estão bem úmidos e, em algumas localidades, apresentam ar mais secos nas primeiras camadas. Este padrão com levantamento constante e em conjunto com a incidência dos ventos nas serras da região e o cisalhamento, deverão sustentar as células por mais tempo, gerando precipitação intensa acompanhada de vendaval. As microrregiões que poderão receber alertas de tempo severo hoje, são: São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Varginha, São Lourenço, Andrelândia, Passos, Lavras, Campo Belo, Juiz de Fora, Formiga, Piumhi, Araxá, Uberlândia, Uberaba, Ituiutaba, Frutal, Bom Despacho, Belo Horizonte e RMBH, Três Marias, Patos de Minas, Patrocínio, Paracatu, Unaí, Januária, Montes Claros, Pirapora, Sete Lagoas, Curvelo, Pará de Minas, Divinópolis, Formiga, Oliveira, São João Del Rei, Barbacena, Ubá, Cataguases Ouro Preto, Itaguara, Conselheiro Lafaiete, Viçosa, Muriaé, Ponte Nova e Itabira.

 

 OBS: Definição de Tempo severo: é definido com uma Tempestades produz granizo, vendaval, tornado em solo.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma. É a probabilidade que uma pessoa, em um determinado ponto, tem para observar um evento de Tempo Severo (granizo, vendaval, tornado e chuva intensa) em um raio de 40 km de distância dela.

Previsão de Chuva

 

 

20210226 chuva

A aproximação de uma Frente Fria e a atuação de cavados em altitudes, causam convergência de umidade sobre a faixa norte/sul do estado. Com chuvas ao longo do período, mas que devem intensificar ao longo da noite/madrugada. Os valores mais significativos de precipitação acumulada ocorrerão no Sul de Minas e no centro/noroeste do estado, devendo ocorrer, em sua maior parte, entre o fim da tarde e à noite.

 

OBS: O mapa de chuva somente é elaborado, quando ocorrerá acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados de chuva que poderão causar danos em determinada região. Danos como: Enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

Acesso Restrito