Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Sexta, 15 de outubro

20211015

A atuação de um cavado pré-frontal sobre a faixa sul do estado, com intenso levantamento associado e passagem de cavados de onda curta, nos médios níveis, favorecem a condição de tempestades severas em grande parte do estado, com ocorrência de granizo e rajadas de vento intensas. Ao longo do período da noite/madrugada, as tempestades estarão associadas a intensa precipitação entre o Triângulo Mineiro, Oeste, Campo das Vertentes, Sul de Minas e sul da Zona da Mata. Destaque para o pontal do Triângulo.

Em Belo Horizonte, céu com aumento da nebulosidade, máximas na casa dos 30°C e tempestades a partir da tarde/noite.

 

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.

Previsão de Tempo Severo

 

20211015 severidade

Ao lado, segue o mapa de Níveis de Severidade. O mapa abaixo indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Já o Nível 0 diz respeito a ocorrência de tempestades não severas.

Nível 2: previsto para as mesorregiões Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Algumas das microrregiões afetadas, serão: Ituiutaba, Frutal, Uberlândia, Uberaba, Araxá. Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Varinhas, São Lourenço, Piumhi.

A passagem de um Cavado de Onda-Curta, a partir da noite, nessa área, advecta intensa vorticidade ciclônica. No período tarde, MUCAPE acima de 1500 J/kg associada a cisalhamento profundo em torno de 25 kt. A região terá, num primeiro momento, tempestades isoladas produzindo granizo e rajadas intensas de vento. Num segundo momento, no período da noite/madrugada, acumulados significativos de precipitação em curto período associadas a rajadas de vento. O levantamento será intenso a partir da noite.

Nível 1: previsto para as mesorregiões Norte, Noroeste, Central, centro/sul do Jequitinhonha e do Mucuri, Vale do Rio Doce, Metropolitana, Zona da Manta, Oeste e Campo das Vertentes. Algumas das microrregiões afetadas, são: Patrocínio, Unaí, Paracatu, Montes Claros, Januária, Janaúba, Grão Mogol, Pedra Azul, Peçanha, Diamantina, Curvelo, Conceição do Mato Dentro, Belo Horizonte e RMBH, Pará de Minas, Patos de Minas, Itabira, Ipatinga, Juiz de Fora, Muriaé, Manhuaçu, Itaguara, Ouro Preto, Divinópolis e Três Marias.

Na área de nível 1, a convergência de umidade e o aquecimento diurno culminará na formação de atuação de tempestades severas, a partir da tarde. Existe levantamento moderado e os índices de instabilidades estarão em torno de 1200J/kg, associados a cisalhamento na camada média de 20 kt.

Nível 0: previsto para as mesorregiões Vale do Jequitinhonha e do Mucuri.

 

            Tempestades com rajadas de vento e granizo subsevero são esperados neste setor, a partir da tarde.

 

 OBS: Tempo severo: é definido como uma tempestade capaz de produzir: granizo, vendaval (rajadas >=90 km/h ou estragos pelo vento) e tornados.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

 

 

Previsão de Chuva

 

 

20211015 chuva

           Tempestades gerando acumulados entre 10 e 30 mm, deverão se formar e atuar na faixa centro/sul do estado. Ao longo da madrugada, a aproximação de um cavado nos médios níveis, intensifica o quadro e as chuvas devem se tornar persistentes e mais intensas entre as mesorregiões do Triângulo, Sul de Minas, Oeste e Campo das Vertentes.

OBS: Indicativos de chuva serão mostrados no mapa somente na ocorrência de previsão de acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados que poderão causar danos em determinada região. Tais como: enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

 

Acesso Restrito