Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Quinta, 02 de fevereiro de 2023

20230202

Um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) atua centrado sobre o sul da BA, gerando subsidência em todo centro/norte do estado. Este padrão é reforçado pela borda oeste da ASAS,entre a superfície e 700hPa. A previsão é de tempo estável, com Sol e poucas nuvens no Norte, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e centro/norte da Central. A circulação da ASAS consegue injetar umidade no leste do estado e provocar chuvas esparsas na região do Vale do Rio Doce e centro/sul do Mucuri. No sudoeste do estado, tempo instável devido a atuação de cavados, com tempestades embebidas em áreas maiores de chuva, devendo este quadro se manter ao longo do período. Espera-se tempestades mais fortes, atuando com vendaval, entre o Sul de Minas e a Zona da Mata. 

Na capital Belo Horizonte, Sol entre nuvens, com possibilidade para que tempestades se desenvolvam, à tarde, nas áreas de serra. As máximas estarão na casa dos 28°C.

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.


Leia mais...

Previsão de Tempo Severo

20230202 severidade

O mapa indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais sobre a metodologia empregada.

 

 

Tempestades não severas: previstas para as mesorregiões Triângulo Mineiro, Sul de Minas, sul da Central, Oeste, Campo das Vertentes, sul da Metropolitana e Zona da Mata. Microrregiões em destaque: Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Poços de Caldas.

 

A região encontra-se agora pela manhã, a partir das imagens de satélite, com boa cobertura de nuvens, o que influenciará diretamente na quantidade de energia disponível para convecção no período da tarde. O setor, possui fraco cisalhamento vertical. MUCAPE, abaixo dos 2000 J/kg. Espera-se algumas tempestades se desenvolvendo, à tarde, associadas a vendaval, principalmente, na Zona da Mata mineira.

OBS: Tempo severo: é definido como uma tempestade capaz de produzir: granizo, vendaval (rajadas >=90 km/h ou estragos pelo vento) e tornados.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

 

 

Previsão de Chuva

 

 

20230202 chuva

A área com convergência de umidade, posicionada no sudoeste do estado, estará associada aos maiores volumes de chuva registrados ao longo do período. Este setor terá acumulados entre 20 e 40 mm, devendo se tornar significativo apenas para as localidades que já tiveram chuvas intensas nos dias anteriores. 

OBS: Indicativos de chuva srão mostrados no mapa somente na ocorrência de previsão de acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados que poderão causar danos em determinada região. Tais como: enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

 

Acesso Restrito