Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Quarta, 08 de fevereiro de 2023

20230208

O tempo seguirá instável em grande parte do estado. Estão previstas tempestades severas atuando no sul/sudeste/leste do estado, entre a Zona da Mata e o Sul de Minas, produzindo vendaval e granizo severo de até 4 cm. Espera-se também, acumulados significativos de precipitação nas mesorregiões da Zona da Mata. Entre o Triângulo Mineiro e o Noroeste, as tempestades poderão vir acompanhadas de rajadas de vento de até 70 km/h e granizo pequeno no período da tarde. Tempo estável, sem chuvas, apenas no nordeste e norte de Minas, divisa com a BA.

Na capital Belo Horizonte, dia quente, Sol entre nuvens e com previsão de tempestades, gerando vendaval, à tarde e início da noite. As temperaturas máximas estarão na casa dos 31°C.

 

 

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Uberlândia, Poços de Caldas, Belo Horizonte, Paracatu, Diamantina, Juiz de Fora, Governador Valadares, Teófilo Otoni e Montes Claros.


Leia mais...

Previsão de Tempo Severo

20230208 severidade

O mapa indica as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados, raios e/ou chuva torrencial. Os níveis de severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais sobre a metodologia empregada.

 

 

Nível 1: previstas para as mesorregiões Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste, Metropolitana, Campo das Vertentes, Central, extremo leste do Triângulo Mineiro e extremo sul do Vale do Rio Doce. Microrregiões em destaque: Juiz de Fora, Cataguases, Andrelândia, São João del Rei, Barbacena, Ubá, Conselheiro Lafaiete, Oliveira, Formiga, Campo Belo, Lavras, Varginha, São Lourenço, Itajubá, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Muriaé, Viçosa, Ouro Preto, Itaguara, Itabira, Belo Horizonte, Ponte Nova, Manhuaçu, Caratinga, Ipatinga, Aimorés.

O padrão atmosférico segue o mesmo dos dias anteriores. Tempestades isoladas ocasionadas pela termodinâmica, potencializadas pela passagem de um cavado de onda-curta, em 500hPa, advectando vorticidade, gerando abaixamento da pressão atmosférica em superfície e promovendo levantamento sinótico. O cisalhamento vertical será fraco a moderado de 20 kt a 30 kt, podendo. Ainda haverá a presença de uma camada mais seca e fria em médios níveis, sobreposta a uma mais úmida em superfície, com isoterma de -9°C. A instabilidade termodinâmica estará muito alta, com MUCAPE maior de 3500 J/kg, MLCAPE de 1200 J/kg e CAPE de 2500 J/kg. Ademais, os valores de DCAPE também estarão altos com 800 J/kg. Este padrão de instabilidade termodinâmica muito alto com cisalhamento vertical do vento fraco/moderado, permitirá o desenvolvimento de tempestades severas à tarde. Os maiores riscos são para granizo de até 4 cm, rajadas de vento locais > 90 km/h e enxurradas devido a altas taxas de precipitação.

Tempestades não severas: previstas para o restante das mesorregiões do estado. Microrregiões em destaque: Paracatu, Uberlândia, Belo Horizonte, Diamantina.

 

 

OBS: Tempo severo: é definido como uma tempestade capaz de produzir: granizo, vendaval (rajadas >=90 km/h ou estragos pelo vento) e tornados.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

 

 

Previsão de Chuva

 

 

20230208 chuva

A área com maior convergência de umidade em superfície, segue sendo o sudeste de Minas Gerais. A mesorregião da Zona da Mata será a mais atingida por tempestades com alto potencial para produzir chuva em altos volumes (60 mm) em curto período de tempo entre o final da tarde e noite de hoje.

OBS: Indicativos de chuva srão mostrados no mapa somente na ocorrência de previsão de acumulados de chuva significativos, ou seja, acumulados que poderão causar danos em determinada região. Tais como: enxurradas, deslizamentos de encostas, enchentes, alagamentos e subida de rios e córregos.

 

Acesso Restrito