Onde estou

Previsão do Dia

Previsão

Terça-feira, 23 de abril de 2024

  

Previsão de tempo estável em toda metade oeste do estado, com Sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuvas. Neste setor, máximas acima dos 30°C, com picos de 33°C nas imediações de Carneirinho, no Triângulo Mineiro, e de Januária, no Norte de Minas. Na faixa leste do estado, a maior disponibilidade de umidade e calor, deixam o tempo instável, com ocorrência de tempestades isoladas entre o Vale do Rio Doce e o norte do Jequitinhonha, onde algumas células poderão produzir acumulados significativos (20  30 mm de precipitação). No sul do estado, aumento da nebulosidade, com máximas amenas, entre 26 e 28°C. Entre o final da madrugada e início da manhã, previsão de nevoeiro nas áreas de vale e próximas a corpos d´água.

Em Belo Horizonte, tempo estável, Sol entre poucas nuvens e máximas de 30°C.

 20240423

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros,  Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

Previsão de Tempo Severo

Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade, sendo indicados as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo com 2 cm ou mais de diâmetro (ou com acumulação em solo), vendavais (rajadas > 90 km/h ou dano por vento), tornados e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais a metodologia empregada.

 

Tempestades Não Severas: previstas em áreas do Vale do Rio Doce, do Mucuri e do Jequitinhonha. Microrregião em destaque: Teófilo Otoni.

A atuação de um cavado invertido a leste do sul da Bahia, associado a uma maior disponibilidade de água precipitável e calor, deixam as condições favoráveis à formação de atuação de tempestades no nordeste de Minas Gerais.

20240423 severidade

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros,  Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

OBS1: As probabilidades no mapa são interpretadas da seguinte forma: a probabilidade que uma pessoa tem, em um determinado ponto, para observar evento de Tempo Severo num raio de 40 km de distância dela.

Previsão de Chuva

O ambiente atmosférico é favorável a chuvisco isolado no leste  e extremo norte do estado, com tempestades atuando na região dos Vales. Acumulados significativos são esperados entre o Vale do Rio Doce e norte do Jequitinhonha (20 -30 mm).

20240423 chuva

OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares,  Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas,  Teófilo Otoni e Uberlândia.

Acesso Restrito