A terça-feira será de tempo quente e seco na maior parte das regiões do estado de Minas Gerais. Porém, o forte aquecimento diurno associado aos padrões dos ventos nas camadas mais elevadas da atmosfera favorecerá a formação de nuvens que poderão provocar chuvas típicas da Primavera em áreas do estado de Minas Gerais. Portanto, a tendência é de aumento da instabilidade atmosférica nas próximas 48 horas e há previsão de chuvas em todas as regiões do estado de Minas Gerais. No centro-sul, oeste, sudoeste e sudeste mineiro deverão registrar os maiores acumulados pluviométricos, com destaque para a mesorregião Zona da Mata, porção sul e leste do Campo das Vertentes e porção sul do Vale do Rio Doce que poderão registrar acumulados entre 20 a 50 mm até o final da próxima quinta-feira. A temperatura mínima prevista no estado mineiro é de 11°C no Sul e a máxima deverá superar os 40°C no Triângulo. Os índices de umidade relativa do ar ficarão baixos, à tarde, na maior parte do estado mineiro.
Em Belo Horizonte, o céu ficará claro a parcialmente nublado com temperatura diurna elevada e tempo seco, à tarde. Entretanto, o aquecimento diurno e o aumento das nuvens nas áreas próximas de serras poderão favorecer à ocorrência de tempestades rápidas entre o final da tarde e início da noite. Temperatura mínima prevista de 17°C e a máxima de 34°C, com umidade relativa do ar na casa dos 30%, à tarde. ATENÇÃO: previsão de mudança no quadro meteorológico nas próximas 48 horas.
OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.