Onde estou

Monitor de Secas Sobre o Monitor de Secas

Sobre o Monitor de Secas

O Monitor de Secas é um processo no qual é realizado o acompanhamento regular e periódico da situação da seca, com resultados apresentados por meio de um Mapa, o Mapa do Monitor de Secas.

A elaboração deste Mapa é realizada mensalmente, com referência ao mês anterior, apresentando os resultados consensuais encontrados através dos indicadores meteorológicos, hidrológicos e Agrícolas calculados a partir da base de dados integrados, pertencentes à União e aos estados. O Mapa do Monitor de Secas reflete o curto prazo (últimos 3, 4 e 6 meses) e o longo prazo (últimos 12, 18 e 24 meses), indicando a evolução ou melhoria da seca na região.

O processo visa integrar o conhecimento técnico e científico, com base num entendimento comum sobre as condições da seca, tais como: Sua severidade (dividida em 5 categorias), evolução espacial e temporal, além dos seus impactos sobre os diversos setores envolvidos.

É uma ferramenta de monitoramento que pode ser utilizada pelas instituições tomadoras de decisão para fortalecer os mecanismos de Acompanhamento, Preparação e Alerta Precoce.

Minas foi o primeiro estado a participar da expansão do monitor para regiões além do Nordeste do Brasil, iniciando o processo como validador do mapa em novembro de 2018. A partir de setembro de 2019 o IGAM iniciou o treinamento processo elaboração do mapa passando a integrar a equipe de autoria do Mapa em janeiro de 2020.

Para mais informações sobre o Monitor de Secas, clique aqui.